segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E A INFORMÁTICA: SANTOS DUMONT

GERUSA


A evolução tecnológica e a informática se relacionam em particular com o vôo de Alberto Santos Dumont. Este foi pioneiro da navegação aérea com veículos mais pesados que o ar.
Desenvolveu os balões dirigíveis e realizou o primeiro vôo público com um avião capaz de decolar e pousar com seus próprios meios, sem o auxílio de catapultas.
Este aparelho construído a partir do esforço de Dumont permitiu ao homem voar, mudando assim, a vida de todos nós. Diminuiu a distância entre um país e outro, entre estados, etc. Fazendo um paralelo com a informática que por sua vez em poucos anos, nas últimas décadas do século XX revolucionou a atividade humana em todos os níveis. Com o acelerado progresso obtido tanto no campo da tecnologia dos computadores, quanto no da programação, a informática deixou de ser uma área reservada a especialistas e se insinuou cada vez mais na vida cotidiana, o que permite, entre outras vantagens, o acesso das pessoas a um volume cada vez maior de informação.
Sabendo que a informática é a ciência e a tecnologia que se ocupam do armazenamento e tratamento da informação, mediante a utilização de equipamentos e procedimentos da área de processamento de dados faz se necessário que os educadores estejam prontos para a modificação de sua vida profissional e pessoal. Isso afeta o dia a dia de todos nós, pois faz com que haja necessidade de acessar a internet.
A informática aplicada à medicina facilita o treinamento profissional e contribui para melhorar os diagnósticos e tratamentos, até mesmo a distância. Com educadora um dos motivos presentes foi quanto à diagramação e produção de um jornal Revista em conjunto com os alunos da Escola Médici. Os discentes tendo como experiência este meio de comunicação estarão em contato com o mercado de softwares com seus muitos recursos de formatação e inserção de imagens específicas para a produção do mesmo. Logo situando-os no mesmo contexto histórico-cultural, manifestando as mesmas inquietações do homem diante de seu tempo. Quanto a sala de aula o trabalho de linguagem escrita em situações concretas de interação verbal, a pesquisa, socialização entre os alunos.
Este meio de comunicação é usado como ferramenta na preparação das aulas de Língua Portuguesa para driblar e acompanhamento das novas tendências imposta pela sociedade, quando se trata de informações que trazem influências negativas ou aquelas que possibilitam na formação do senso crítico da sociedade.
A internet, hoje, além de ser um suporte para o conjunto da comunicação, é um instrumento autônomo. O que ela oferece é essencial para viabilizar todos os instrumentos de comunicação. É o instrumento mais barato e mais ágil. tudo pode ser divulgado, comunicado “em tempo real”, como se diz hoje.
Logo a tecnologia influenciou a informática e vice-versa, pois ambas se evoluíram com o tempo para atender as necessidades dos seres humanos. Assim como o vôo de Dumont foi evoluindo a informática também porque ela veio como resposta as necessidades físicas, sociais e econômicas da humanidade.

Nenhum comentário: