segunda-feira, 27 de outubro de 2008

"COMO O COMPUTADOR CONTRIBUI PARA A TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA,DA APRENDIZAGEM E DA PRÁTICA PEDAGÓGICA?"





Precisamos pensar a utilização do computador na educação como um meio de minorar os problemas evidenciados pelos baixos índices de desempenho dos alunos no processo ensino-aprendizagem e os altos índices de evasão e repetência. A favor e contra. Infelizmente, grande parte das afirmações feitas, tanto de um lado como do outro, reflete, freqüentemente, algum desconhecimento de causa. As vezes até‚ muita desinformação. Tanto do lado dos defensores como dos críticos há pessoas que, no fervor do entusiasmo ou no zelo da crítica, não foram, lamentavelmente, informar-se, antes de tomar posição. E o essencial, aqui, mesmo mais importante do que ser a favor ou contra, é compreender do que efetivamente se trata.

O processo do informatização da sociedade que já atinge o Brasil caminha com espantosa rapidez e parece ser irreversível. Temos a responsabilidade de nos preocupar em oferecer a melhor preparação possível para que os nossos alunos, inclusive da rede pública, possam viver e atuar numa sociedade informatizada.

Assim sendo, não podemos perder de vista o fato de que a escola tem que preparar cidadãos suficientemente familiarizados com os mais básicos desenvolvimentos tecnológicos, de modo a poder participar no processo de geração e incorporação da tecnologia de que o País precisa para sair do estágio de subdesenvolvimento econômico e de dependência cultural e tecnológica em que se encontra. E a informática está no centro de toda essa tecnologia.

Por fim, a questão mais importante. Devemo-nos preocupar com a questão da Informática na Educação porque a evidência disponível, embora não tão ampla e contundente quanto se poderia desejar, demonstra que o contato regrado e orientado da criança com o computador em situação de ensino-aprendizagem contribui positivamente para o aceleramento de seu desenvolvimento cognitivo e intelectual, em especial no que esse desenvolvimento diz respeito ao raciocínio lógico e formal, à capacidade de pensar com rigor e sistematicidade, à habilidade de inventar ou encontrar soluções para problemas. Mesmo os maiores críticos do uso do computador na educação não ousam negar esse fato.

http://www.chaves.com.br/TEXTSELF/EDTECH/funteve.htm

BLOGS

As vantagens:
Aproximar professores e alunos
Permitir maior reflexão sobre o conteúdo
Manter o professor atualizado
Criar uma atividade fora do horário de aula
Trazer experiências de fora da escola
Divulgar o trabalho do aluno e do professor
Permitir o acompanhamento fora da sala de aula
Ensinar linguagem digital


Pensando na necessidade de se trabalhar com as ferramentas oferecidas pela tecnologia e buscando oferecer aos alunos a possibilidade de interagir e construir cooperativamente devemos utilizar a internet para tecer conhecimentos na rede através de blogs.

O blogs é uma forma de publicação na web de fácil acesso que oferece oportunidade de se trabalhar além do conteúdo , mas também a autonomia, o respeito pela opinião do outro, o trabalho em equipe, construção coletiva e a inclusão social. Como a escola precisa preparar o aluno para a vida deve lançar mão desse recurso externo a fim de oportunizar situações que o aluno seja capaz de resolver problemas e fazer escolhas . Eles podem ser um meio de se trabalhar valores, esses contatos com uma comunidade virtual.

Blogs precisa ser visto como melhoramento do desempenho escolar,
um diário on-line . Uma participação de listas de discussão, pois os
alunos vêem que o resultado de seu trabalho não fica guardado em pastas. com isso, melhora sua expressão escrita e verbal, vencem a timidez e mostram mais vontade de pesquisar, têm mais interesse em estudar e apresentam uma visão crítica do mundo.

Com linguagem coloquial, os blogs viraram uma ferramenta pedagógica valiosa, porque o conhecimento, passa a ser a todos os internautas, isto é, há uma interação desses por meio do ensino, fala, transmissão da mensagem deixada pelos alunos.

Plugados, crianças e adolescentes de hoje acabam se identificando com o professor blogueiro, pois o mestre que está ali para ensiná-los também está disposto a aprender no mesmo universo virtual em que eles adoram navegar.

Os professores pode colocar gabarito de avaliações no blog, com isso não precisam mais perder horas corrigindo provas ou carregando pastas e mais pastas.

Além da praticidade para os professores, os alunos acessam as páginas também para fazer comentários. Aumentando o espaço/tempo de interação que antes na escola tradicional era restrito a sala de aula. Conectados, os professores passam a colocar em seus blogs links para páginas interessantes. Isso aguça a curiosidade dos alunos e contribui para a constante reciclagem do educador.

www.maristas.org.br

http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=1091



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